©2019 by Explot. Proudly created with Wix.com

Rod. José Carlos Daux 10, km 01, Sala 01, Parqtec Alfa - Florianópolis

A tecnologia se desenvolveu tão rápido que mal percebemos como a utilização desses avanços faz parte das nossas rotinas. Realidade virtual e inteligência artificial, por exemplo, são duas ferramentas que já existem, mas que há apenas 10 anos eram consideradas parte de futuro um tanto quanto distante. Ela veio para facilitar e tornar a vida mais prática, mas acompanhada dela vieram algumas consequências que ameaçam nossa convivência saudável com a tecnologia como privacidade, exposição e segurança, e até problemas fisiológicos, como dificuldade para dormir, má postura e miopia.

 

Dúvidas sobre como manter hábitos saudáveis em relação à tecnologia estão cada vez mais comuns. Nossa proposta é a trazer informações que te ajudem a conviver bem com a tecnologia, como separar a informação útil da não tão necessária assim; a conseguir identificar quais notícias são fake news; e como evitar o mau uso de certas ferramentas. Como também gostamos de diversão e entretenimento, produzir matérias/artigos sobre games, smartphones e as mais novas tecnologias do mercado também estão na nossa programação, afinal, podemos transformá-la em aliada para somar à nossa qualidade de vida.

 

As preocupações aumentam em relação às pessoas que têm crianças em casa: quanto tempo meu filho/filha pode jogar ou utilizar um smartphone? Quais os riscos para a saúde? O que devo procurar num app ideal para meu filho/filha? Como deixá-los seguros? Todas as perguntas são válidas em relação aos nossos filhos, já que ainda estamos aprendendo a lidar com as novas tecnologias. Iremos reunir pesquisas e estudos, com acompanhamento de uma equipe de médicos,pedagogos e especialistas em desenvolvimento humano, em matérias fáceis de ler para que adolescentes, jovens adultos e/ou pais possam encontrar informações de forma rápida e consigam equilibrar a tecnologia com suas rotinas da forma mais saudável possível.

 

Da mesma forma que existe desconfiança e instabilidade no mundo virtual, a possibilidade de mudança evolutiva vem como uma necessidade latente, e nós da Explot nos colocamos a serviço de participar dessa mudança e sermos plantadores de boas criações, conteúdos, apps e intenções.

 

Já existem robôs e inteligências artificiais capazes de construir casas, escrever notícias, e realizar tarefas repetitivas. Esse tipo de avanço tecnológico irá, de fato, tomar boa parte da mão de obra de muitas empresas e instituições, mas não podemos ignorar o fato de que irá otimizar a realização de certas tarefas em relação a tempo, produtividade, qualidade, etc. Mas e agora? Somos substituíveis? Máquinas tomarão nosso lugar?

 

Não acreditamos nisso. Um robô pode fazer algo com uma qualidade perfeita durante 20 horas seguidas, mas não consegue ter empatia, insights e uma resposta hábil desde a essência, necessários para que nosso trabalho seja feito. Acreditamos também que é possível formar e informar pessoas para que percebam que não são substituíveis em relação aquilo de gostariam de ser e fazer. Desejamos que as pessoas cada vez mais ocupem cargos em que consigam manifestar tudo aquilo que são, e não acreditamos que tecnologia artificial consiga tomar esse lugar.


 

Desejamos que crianças e adultos percebam cada vez mais a si mesmos e possam colocar no mundo todo o seu poder, beleza e sabedoria. Há muitos anos se estuda o benefício de certos tipos de histórias e contos que desenvolvem a cognição e são absorvidos de uma forma diferente por nós. Fomos atrás desses contos e materiais para passar adiante esse tipo de conteúdo tão valioso.


 

E como fazemos para que tudo isso aconteça?

Buscamos criar outros paradigmas. Apresentamos o padrão em que as pessoas se encontram em relação às tecnologias e oferecemos um outro jeito de ver e viver dentro desse quadro. Afinal, possibilidades não nos faltam — elas são infinitas. Queremos que as pessoas percebam que podemos mudar um cenário de medo, insegurança e violência para uma visão onde é possível aprender, aproveitar as tecnologias e viver com elas de forma saudável e produtiva.

 

A Criança e o Dragão, do aplicativo Truth and Tales, é o primeiro exemplo onde colocamos tudo isso em prática. Desenvolvemos um aplicativo para crianças sobre um conto de origem afegã. Do ponto de vista do paradigma de que as crianças estão cada vez mais viciadas em smartphones e que apenas “recebem” informações, poderia ser apenas mais um app que utiliza do marketing infantil para fazer sucesso. Mas desenvolvemos o aplicativo em cima de outro paradigma: o de utilizar a tecnologia para propagar um material que age diretamente na percepção das crianças e no desenvolvimento delas como ser humano.

Segundo estudos recentes, as pessoas aprendem melhor por meio de histórias e associações que ficam linkados no cérebro e utilizam os exemplos para resolver os causos da vida. A forma como essas histórias são contadas dizem muito sobre como a pessoa irá solucionar problemas e pensar em diferentes saídas, já que são associações.

 

As ‘teaching stories’ são histórias que contêm importantes elementos (como palavras, estrutura e a forma com que são contadas) que agem diretamente no desenvolvimento cognitivo de crianças e adultos. Se diferenciam de outras histórias infantis por não terem moral da história, padrões e não traçarem um ‘dever ser’ no imaginário de quem lê. Elas ajudam as pessoas a se observarem em eventos que não são familiares e a desenvolver a mente em maneiras inesperadas para que as pessoas vivenciem e resolvam esses eventos da melhor maneira possível.

 

As ‘teaching stories’ preparam a mente para desenvolver mais flexibilidade na hora de resolver conflitos e entender um pouco melhor como o mundo se organiza. A maioria das crianças não vive situações de perigo ou de grande complexidade, mas essas histórias ficam em seu imaginário e em suas associações, fazendo diferença quando precisam lidar com certos eventos mais tarde. Temos acesso a uma grande variedade deste tipo de conteúdo que faz diferença no sentido e percepção das pessoas.

Um dos pilares da Explot é recordar que cada ser humano tem uma semente dentro de si capaz de expressar toda o seu potencial latente, dentro de uma infinidade de possibilidades. Procuramos selecionar conteúdos que caminhem com esse objetivo. Vivemos num mundo onde é fácil se distanciar de nós mesmos e esquecer da nossa essência. Nossas produções têm a intenção de desenvolver e abrir a mente para as mais diversas situações de tal forma que possamos perceber e manifestar tudo o que verdadeiramente somos.

 

Mas como fazemos isso? Nós fazemos tudo com amor. Desejamos que o mundo seja cada vez mais cheio de pessoas independentes e saudáveis e, para isso, trabalhamos para que o autoconhecimento seja estimulado. Nos propomos a levar a criança a descobrir, refletir, debater e constatar, a partir da sua própria experiência.

Quem somos nós